Gestão de Processos

Gestão de Processos

A Gestão de Processos é uma maneira de olhar e depois controlar os processos que estão presentes em uma organização. É uma metodologia eficaz para usar em tempos de crise para garantir que os processos sejam eficientes e eficazes, pois isso resultará em uma organização melhor e mais econômica.

O conceito de gerenciamento de processos de negócios abrange a forma como estudamos, identificamos, mudamos e monitoramos os processos de negócios para garantir que eles funcionem sem problemas e possam ser melhorados ao longo do tempo.

Muitas vezes enquadrado em termos do fluxo diário de trabalho – sim, o “fluxo de trabalho” geralmente se encaixa no guarda-chuva de melhoria do processo – é um pedaço importante do quebra-cabeças, pois um processo pobre não tem capacidade de aproveitar a informação que entra.

A Gestão de Processos é melhor pensada como uma prática comercial, englobando técnicas e métodos estruturados. Não é uma tecnologia, embora existam tecnologias no mercado que carregam o descritor por causa do que elas permitem: identificar e modificar os processos existentes, de modo que eles se alinhem com uma situação futura desejada, presumivelmente melhorada. Trata-se de formalizar e institucionalizar melhores formas de fazer o trabalho.

Increva-se para receber mais informações!

O que envolve a Gestão de Processos?

  • Organizar em torno de resultados e não tarefas para garantir que o foco seja mantido;
  • Corrigir e melhorar processos antes da automação; caso contrário, tudo o que você fez é fazer a bagunça mais rápido;
  • Estabelecer processos e atribuir a propriedade para que o trabalho e as melhorias se afastem;
  • Padronizar processos em toda a empresa para que possam ser mais facilmente entendidos e gerenciados, tenham seus erros reduzidos e riscos mitigados;
  • Habilitar a mudança contínua para que as melhorias possam ser estendidas e propagadas ao longo do tempo;
  • Melhorar os processos existentes, em vez de criar coisas radicalmente novas ou “perfeitas”, porque isso pode demorar muito.

A Gestão de Processos não deve ser um exercício único. Deve envolver uma avaliação contínua dos processos e incluir ações para melhorar o fluxo total de processos. Tudo isso leva a um ciclo contínuo de avaliação e melhoria da organização.

As etapas que podem ser reconhecidas na Gestão de Processos são:

N

Analisar

N

Re-design e modelo

N

Implementar

N

Monitorar

N

Gerir

N

Automatizar

Fonte: https://www.fm2s.com.br/o-que-e-gestao-de-processos/