Gestão da Qualidade Total

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

A evolução do conceito de qualidade, inicialmente ligada à produção técnica, expandiu-se para a satisfação do cliente, gerando credibilidade no mercado. A Gestão da Qualidade Total (TQM) é uma abordagem estratégica que vai além da ação e produção, representando uma transformação na postura gerencial e no entendimento do sucesso organizacional.

TQM abrange todas as áreas da empresa, tanto clientes externos quanto internos. Visa à excelência, superando as expectativas do cliente, tornando a qualidade central em todas as operações. Essa filosofia promove a busca contínua da excelência, satisfação do cliente e construção de uma sólida reputação no mercado. TQM é uma abordagem holística que transcende a simples técnica e abraça uma visão ampla de sucesso e credibilidade empresarial.

Este abrangente conceito engloba uma visão holística que abarca ética, moral, qualidade intrínseca, atendimento e segurança. A utilização da palavra ‘total’ destaca a inclusão de todos os setores da empresa no processo.

Além de garantir a satisfação dos consumidores, a Qualidade Total busca atender aos interesses de todos os stakeholders, entidades cruciais para o sucesso da empresa, visando à excelência na organização.

A Gestão da Qualidade é vital para a máxima eficiência e sucesso das instituições, colocando a valorização do cliente em primeiro plano. Adotando uma abordagem abrangente, seu objetivo é aumentar a competitividade, flexibilidade e eficácia da empresa, por meio da construção de um planejamento sólido e compreensão detalhada das atividades em cada setor da organização. É crucial envolver indivíduos de todos os níveis hierárquicos no planejamento, permitindo que contribuam para o progresso da organização.

Princípios da Qualidade Total

  • Satisfação Total do Cliente
  • Desenvolvimento dos Recursos Humanos
  • Constância de Propósitos
  • Gerência Participativa
  • Aperfeiçoamento Contínuo
  • Garantia da Qualidade
  • Delegação
  • Evitar Erros
  • Gerência de Processos
  • Disseminação de Informações
 

No campo da Gestão da Qualidade, um conjunto de ferramentas desempenha um papel crucial. Entre essas ferramentas, destaca-se a contribuição de Kaoru Ishikawa na década de 60, que organizou as “7 Ferramentas da Qualidade” para aprimorar o controle de qualidade industrial. Essas ferramentas desempenham um papel fundamental na proposição de soluções para possíveis desafios que podem afetar os processos organizacionais.

Essas ferramentas, em sua maioria de natureza estatística, devem ser dominadas por todos os envolvidos na empresa e integradas aos programas de treinamento organizacional. As 7 Ferramentas da Qualidade, conforme definidas por Ishikawa, abrangem o Fluxograma, o Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe), a Folha de Verificação, o Diagrama de Pareto, o Histograma, o Diagrama de Dispersão e o Controle Estatístico de Processo (CEP).

Além dessas ferramentas, outras surgiram como contribuições valiosas para a Gestão da Qualidade. Um exemplo notável é o programa 5S, uma filosofia que visa melhorar o ambiente de trabalho, tornando-o mais agradável e seguro. Outros recursos importantes incluem o Ciclo PDCA, as normas ISO da Organização Internacional para Normalização, que promovem padrões técnicos globais para facilitar o comércio internacional, e várias outras abordagens e métodos que continuam a evoluir e enriquecer a disciplina da Gestão da Qualidade.